BBM comemora 20 anos durante a Expointer em Esteio

Comemoração aconteceu na casa do Irga, como ocorre tradicionalmente
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
05/09/2022 | 220

BBM comemora 20 anos durante a Expointer em Esteio

Comemoração aconteceu na casa do Irga, como ocorre tradicionalmente
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
05/09/2022 | 220

Na última semana, a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) realizou um jantar em comemoração ao seu aniversário de 20 anos exatamente no ambiente onde ela foi fundada: a Expointer em Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na Casa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em um espaço dentro do Parque Assis Brasil, como ocorre tradicionalmente. Estiveram reunidos no local, representantes de corretoras de mercadorias gaúchas associadas à BBM, da Companhia Nacional de Abastecimento do estado gaúcho (Conab/RS), funcionários da Bolsa, parceiros, amigos e representantes do Irga.

 

 

O discurso da noite foi conduzido pelo vice-presidente do Conselho de Administração da Bolsa, Christiano Erhart, sócio da Corretora Renato Agronegócios. “Me sinto muito honrado em fazer parte da história da BBM. Sou a terceira geração da minha família que vive do agronegócio, começando pelo meu avô que era comprador de soja em Santa Rosa (RS), enquanto meu pai, anos depois, ajudou a fundar a BBM e eu, hoje, sou vice-presidente dessa entidade que acaba de completar seus 20 anos de existência”, declarou Erhart. 

 

 

20 anos de BBM

 

Constituída em 29 de agosto de 2002, com a assinatura do ato constitutivo durante a Expointer, a Bolsa Brasileira de Mercadorias teve inicialmente a adesão de seis bolsas de mercadorias muito atuantes na época, como a Bolsa de Mercadorias do Rio Grande do Sul, a Bolsa de Mercadorias do Paraná, a Minas Bolsa, de Belo Horizonte (MG), a Bolsa de Mercadorias de Uberlândia (MG), a Bolsa de Mercadorias de Goiás, a Bolsa de Mercadorias do Mato Grosso do Sul e a então BMF - Bolsa de Mercadorias e Futuro, sediada em São Paulo, capital. Essas bolsas somadas formaram, em 2002, a BBM, organizando a formação de uma grande e expressiva rede corretoras de mercadorias profissionais distribuídas pelo Brasil.  


 
A entidade sem fins lucrativos foi criada com o objetivo de se tornar uma referência na comercialização de produtos do agronegócio brasileiro e suas atividades se iniciaram na comercialização de produtos físicos, tanto no mercado à vista como a prazo, além de oferecer um moderno sistema de licitações públicas e privadas, sendo o BBMNET um dos primeiros portais de pregão eletrônico de licitações do Brasil. 


 
A BBM também atua nos leilões da Conab, nos registros de CPR, na área de seguros agropecuários, na organização de sistemas registros de dados negócios e com uma Câmara Arbitral que busca soluções céleres advindas de discussões sobre execuções de contratos registrados ou negociados na Bolsa. 

 

Nestes 20 anos de história, a BBM tem sido um agente importante na realização de políticas agrícolas do governo federal e através das suas corretoras a Bolsa consegue divulgar e beneficiar o maior número de cooperativas e produtores rurais, trazendo segurança e lucratividade para o setor agropecuário, mesmo em momentos de crise.

 

Com o passar dos anos, a BBM buscou se adaptar novas diretrizes através da modernização de seus mais diferentes sistemas de registros de negócios agrícolas dentre eles, o SINAG e o SINAP que é o mais importante sistema de registro de negócios de algodão em pluma no país. Já o BolsaAgro anúncios é um aplicativo para divulgação de ofertas produtos agrícolas e insumos de forma totalmente digital.

 

Mais recentemente, a BBM realizou uma parceria com a Datagro Consultoria para a implantação de uma plataforma para a comercialização de novos produtos, dentre eles, o bagaço de cana, DDGs, um coproduto da produção de etanol muito utilizado para ração animal, o biodiesel, importante combustível produzido através da soja e outras culturas a ativos ambientais e créditos de carbono. Hoje, a Bolsa Brasileira de mercadorias dá uma grande contribuição para o desenvolvimento do agronegócio nacional. 

 

Últimos Posts

Aviso
Nosso telefone para atendimento/suporte mudou para (11) 3181-8991