Na tarde de segunda-feira (24), a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) participou do primeiro dia da 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol que acontece em São Paulo, capital, até esta terça-feira. O painel tratou das "Novas Alternativas de Utilização do Bagaço da Cana", um tema atual que trata de energias renováveis que estão em plena expansão no Brasil e no mundo.
O moderador do painel foi o presidente do Conselho de Administração da BBM, João Paulo Lefévre e, entre os palestrantes, estiveram presentes, o diretor-geral da Bolsa, Cesar Henrique Bernardes Costa, ao lado de Mark Lyra, diretor sênior da Energy Innovation - Sumitomo Corporation -, situada em Nova Iorque (EUA); Alexandre Pedroso, consultor em Gestão de Projetos Agroindustriais e Engenharia da Tecnored Victoria, do Canadá, e Francis Queen, vice-presidente executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen.
O painel foi moderado pelo presidente da BBM
A BBM criou no ano passado, em parceria com a Datagro, uma solução para a comercialização do bagaço no mercado secundário oferecendo ao setor uma plataforma com um ambiente organizado para a comercialização de biomassas, em especial, o bagaço de cana. Além do bagaço, o sistema permite a compra e venda de produtos como biodiesel, etanol, DDG, DDGS, ativos ambientais e até mesmo créditos de carbono. "A plataforma BBMDATAGRO foi customizada com a possibilidade de atender o mercado de combustíveis renováveis e ser parametrizada para que as informações referentes à biomassa possam definidas dentro desse ambiente gerando mais segurança aos operadores", explicou o diretor da BBM.
Segundo Cesar Costa, a plataforma nasceu a partir de um diagnóstico premiliminar da comercialização do bagaço, ouvindo alguns players de mercado. "Nós vimos alguns pequenos problemas referentes a essa comercialização. Havia, por exemplo, uma distorção muito grande nos preços que são praticados e, normalmente, eles são formados em microrregiões com uma participação muito grande das transportadoras que são importantes nesse cenário e, em função desses preços serem formados de maneiras diferentes nessas microrregiões, não existe um indicador de preços unificado, um índice que possa servir como balizamento para que o mercado inteiro pratique-o ou para que haja esse valor como referência, o que pode ser muito importante no tocante à produção e comercialização desse subproduto", detalhou.
O evento
A 22ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol é reconhecida como um dos eventos técnicos de mercado e de negócios de maior prestígio do setor sucroenergético, a tradicional Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol.
A temática deste ano é “A Próxima Revolução da Bioenergia”, e o evento ocorre no Grand Hyatt São Paulo, com transmissão virtual, possibilitando a participação presencial e remota. A programação dos dois dias de evento conta com 12 painéis e reúne mais de 50 palestrantes, entre lideranças políticas e especialistas do setor público e privado, para tratar de temas como: mobilidade urbana e a sustentabilidade do setor; novas fronteiras globais para o açúcar e etanol; Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), entre outros.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa