Durante quatro dias, os principais atores do mercado de algodão brasileiro estiveram juntos no XXI Anea Cotton Dinner and Golf Tournament, conferência promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). Este ano, o encontro foi realizado no Transamérica Comandatuba Resort, na Bahia. “Um dos principais pontos abordados nas palestras da edição deste ano, foi como o Brasil aumentar o market share do algodão no mercado contra o aumento do consumo de poliéster”, destacou João Paulo Lefèvre, presidente do Conselho Administrativo da BBM, que acompanhou toda programação do evento, juntamente com o diretor-geral da Bolsa, Cesar Costa, e corretores de algodão associados.
Lilian, João Roberto, Rossana, João Paulo e Fernando
Como nos últimos anos, o evento sediou a Reunião da Câmara Setorial do Algodão e Derivados, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oportunidade em que a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), suas estaduais, além da Anea e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apresentam os resultados parciais do ano, na produção, transformação e exportações da pluma. A 75ª edição da reunião da Câmara Setorial, divulgou a informação de que, pela primeira vez, o Brasil é oficialmente o maior exportador mundial de algodão, superando os Estados Unidos, meta prevista para ser atingida somente em 2030. As entidades, porém, sinalizaram que este posto pode não ser mantido no próximo ciclo, o que dependerá de diferentes fatores.
75ª Reunião da Câmara Setorial do Algodão e Derivados do Mapa
Outros dados com marcas históricas para a produção de algodão no Brasil também foram anunciados. De acordo com informações levantadas pela Abrapa, o país deve colher em torno de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma) na safra em curso. Já as exportações, devem alcançar 2,6 milhões de toneladas. Até o momento, cerca de 60% da produção já foi comercializada. Confira aqui a notícia completa
Resultados de 2024 no mercado do algodão do BR
O movimento Women in Cotton, organizado pelo International Cotton Association (ICA), realizou uma palestra sobre as aplicações da Inteligência Artificial (IA) na agricultura, especialmente, seu uso na cultura do algodão. O encontro também contou com uma séria de palestras que receberam convidados de dentro e fora do país, torneio de golfe, torneio de truco, futebol e jantares, sendo um importante evento de networking, apoiado pela BBM anualmente. As corretoras de algodão da Bolsa também marcaram presença no evento, ao lado de entidades envolvidas no setor.
Fotos: Carlos Rudinei Mattoso (Abrapa)/BBM
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa