No último sábado, dia 7 de outubro, entidades e produtores comemoraram o Dia Mundial do Algodão, ou, World Cotton Day em inglês. A data foi criada em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o propósito de conscientizar a comunidade internacional sobre a contribuição da cotonicultura para a economia de muitos países emergentes e de baixa renda. Segundo o Comitê Consultivo Internacional do Algodão (Icac), a fibra natural movimenta cerca de US$ 40 bilhões por ano. No mundo, a cotonicultura envolve cerca de 350 milhões de pessoas na atividade, além de cem milhões de agricultores familiares em mais de 70 países.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), que tem tradição de mais de duas décadas em negociações com a commodity, também participou da celebração com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), assim como suas corretoras associadas com atuação no segmento da pluma. Atualmente, das mais de 130 corretoras associadas à BBM, 41 são dedicadas à cultura do algodão. Mais da metade do algodão brasileiro é negociado pelas corretoras da Bolsa e muito do que é produzido no país atravessa fronteiras e chega em diferentes portos do mundo, motivo pelo qual, o vídeo de participação da BBM nas comemorações pelo Dia do Algodão foi gravado no porto e Hamburgo, na Alemanha, considerado o terceiro maior porto da Europa. O Dia Mundial do Algodão também foi comemorado em uma sessão especial no Senado Federal.
Algodão responsável
O Brasil é o quarto maior produtor da pluma e é o maior exportador de algodão responsável do mundo. Na atividade da cotonicultura, o desperdício é quase zero e os resíduos são revertidos para outros segmentos da economia. O algodão brasileiro é também uma referência também em rastreabilidade. Além da fibra e do caroço, usado para extração de óleo e produção de farelo, os outros resíduos do produto também são aproveitados em diversas aplicações
A BBM acredita tanto nessa cultura que cresce a cada ano no Brasil, que fornece ao mercado o Sistema de Informações de Negócios do Algodão em Pluma (Sinap) com estatísticas exclusivas e dados relevantes para o setor. Além disso, a entidade faz parte de comitês e instituições nacionais internacionais da fibra. A Bolsa ainda oferece ao segmento um órgão consultivo de apoio para decisões, intitulado como Junta de Corretores de Algodão e integra, junto a outras entidades, a Câmara Consultiva do Algodão, com a finalidade de discutir as necessidades de mercado para aprimorar ferramentas de negociação, além de participar como membro da Câmara Setorial do Algodão no Ministério da Agricultura e Pecuária e de ser parceira do movimento Sou de Algodão.
No cenário internacional, a BBM faz parte do Comitê de Cooperação entre Associados de Algodão (Cicca) e, como observadora, da montagem da caixa padrão universal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa