Durante a vigésima edição do Anea Cotton Dinner, realizado no último fim de semana no Rio de Janeiro, entidades ligadas ao mercado do algodão particiaram de um painel para discutir a atuação das mulheres na cadeia da fibra natural. Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), estima-se que, desde a fazenda até o varejo, as mulheres representem em torno de 70% dos postos de trabalho na cadeia produtiva do algodão, mas quando se trata de ocupar cargos de liderança, a situação é diferente. E o proósito do painel foi exatamente para discutir formas de ampliar essa presença de mulheres no setor, aumentando a diversidade em cargos de liderança.
O público fez perguntas aos participantes do painel
O painel, promovido pela Women in Cotton (WIC) e International Cotton Association (ICA), recebeu o presidente do Conselho de Administração da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), João Paulo Lefèvre, Miguel Faus, da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Tim North, da International Cotton Association (ICA), Alessandra Zanotto Costa, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fernando Pimentel, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), e Henrique Snitcovski, diretor da empresa LDC (Dreyfus) e ex-presidente da Anea. “Eu vejo um crescimento interessante da participação de mulheres como titulares de cadeiras nas corretoras associadas à BBM e isso é muito agregador”, declarou o presidente da BBM. Durante o painel, os participantes responderam a perguntas do público.
João Paulo Lefèvre no palco do evento
O WIC é um grupo de trabalho global, da ICA que, por sua vez, é considerada a mais tradicional entidade do mercado de algodão, com sede em Liverpool, na Inglaterra. O comitê tem por objetivo discutir soluções para o problema. Desde 2022, o tema da diversidade feminina da cadeia do algodão passou a integrar a programação do evento da Anea. O XX Anea Cotton Dinner foi realizado entre os dias 29 de junho e 2 de julho e conta com o apoio da Bolsa Brasileira de Mercadorias.
Entidades que participaram do debate
Conheça o Sinap - Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma da BBM
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa