A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) subiu ao palco durante a quarta edição do DATAGRO Abertura de Safra - Soja, Milho e Algodão 2023/24, evento que marca o início da safra nacional de commodities. O encontro ocorreu na última semana em Cuiabá (MT) e discutiu temas importantes para o planejamento das próximas safras de soja, milho e algodão. O presidente administrativo da BBM, João Paulo Lefèvre, foi um dos painelistas convidados para falar sobre as tendências para o mercado do algodão incluindo as condições da safra atual e as perspectivas para a próxima safra. “Esperamos um aumento da área plantada para o próximo ano, principalmente em função da redução da área de milho safrinha em Mato Grosso”, resumiu o dirigente.
João Paulo Lefèvre no painel sobre o algodão
Foi divulgado no painel, o trabalho que está sendo feito pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), apoiados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para divulgar o algodão brasileiro e aumentar a participação nos mercados importadores e também mencionou a expectativa do Brasil se tornar o maior exportador mundial da fibra natural já na próxima safra dependendo da melhora do cenário econômico mundial. O painel ainda discutiu o consumo nacional e a mudança nos parâmetros de qualidade que a indústria têxtil necessita em virtude do maquinário cada vez mais moderno e mais eficiente e sobre o papel desempenhado pela Bolsa ao longo de mais de 20 anos como órgão regulador do mercado e com o funcionamento da sua Câmara Arbitral.
Este foi o 11ª painel do evento
A BBM, por meio de suas corretoras, tem expressiva e tradicional atuação no setor do algodão, sendo responsável por comercializar mais da metade do volume total da pluma natural do país. A entidade também fornece ao mercado uma importante ferramenta, o Sinap - Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma. A Bolsa também é parceira e apoiadora da campanha Sou de Algodão da Abrapa, na busca por incentivar o uso do algodão por parte da indústria e dos consumidores. A Bolsa ainda oferece um órgão consultivo de apoio para decisões, intitulado como Junta de Corretores de Algodão e fornece tabela de ágios e deságios para o setor e ainda integra, junto a outras entidades, a Câmara Consultiva do Algodão, com a finalidade de discutir as necessidades de mercado para aprimorar ferramentas de negociação e também participa como membro da Câmara Setorial do Algodão no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Cooperação entre Associados de Algodão (CICCA) e, por último, como observador, da montagem da caixa padrão universal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A BBM participa da Abertura de Safra da Datagro desde a primeira edição, sendo importante parceira do evento, além de ter uma parceria firmada com a Datagro nos mercados de cana-de-açúcar, etanol, bagaço e ativos ambientais, por meio da plataforma BBMDATAGRO.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa