Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) marcará presença mais uma vez no Anea Cotton Dinner and Golf Tournament, importante evento do mercado de algodão brasileiro. Em sua vigésima edição, este ano o encontro acontecerá no Club Med Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, no coração da Mata Atlântica, e reunirá pessoas dos mais diversos segmentos envolvidos na cadeia produtiva do algodão.
Seguindo a tradição de edições anteriores, o encontro contará com coquetel de abertura, palestras, reunião da Câmara Setorial do Algodão (aberta a convidados), reunião do Conselho de Ética do Algodão (apenas para membros), torneio de golfe, torneios de futebol e tênis e um jantar de encerramento.
No dia 1º de julho, às 14h, o presidente do Conselho de Administração da Bolsa, João Paulo Lefèvre estará no palco do evento discutindo “Como a indústria do algodão pode contribuir para aumentar a diversidade em cargos de liderança”, ao lado de Miguel Faus, da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Tim North, da Associação Internacional do Algodão (ICA - sigla em inglês), Alessandra Zanotto Costa, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Fernando Pimentel, da Associação Brasileira da Idústria Têxtil (Abit), e Henrique Snitcovski, diretor da empresa LDC (Dreyfus) e ex-presidente da Anea, que será o moderador do debate. O painel é promovido pela Women in Cotton e ICA.
O mercado do algodão na Bolsa Brasileira de Mercadoria
O algodão é o principal produto da Bolsa Brasileira de Mercadorias, que é a maior rede de corretoras de mercadorias do país com mais de 130 corretoras associadas e, cerca de 40, dedicadas ao mercado da pluma natural, o que faz a BBM ser responsável por negociar mais da metade de todo algodão nacional por meio de seus associados.
Além do seu quadro de corretores, a BBM oferece ao mercado o amparo da sua Câmara Arbitral nas negociações com algodão em processos efetuados dentro de premissas totalmente alinhadas com a Lei de Arbitragem Brasileira. Com mais de 150 casos julgados, nenhuma sentença emitida pela BBM foi revertida nas Cortes Superiores, fornecendo mais celeridade aos processos.
A BBM também é membro da CICCA - Committee for International Collaboration between Cotton Associations - e acata as regras da entidade, promovendo o conceito de comercio seguro (safe trading), não aceitando que seus associados façam negócios com qualquer empresa que esteja listada na CICCA ou na sua própria lista de impedidos (default list)
Os negócios conduzidos por corretoras da BBM recebem um registro, o que garante a saúde dos negócios e o cumprimento dos contratos. Os números ajudam a abastecer o Sistema de Informações de Negócios com Algodão (Sinap). O Sinap é um sistema escritural, mantido pela Bolsa Brasileira de Mercadorias com a finalidade de registrar ou cadastrar os negócios com algodão em pluma efetuados entre compradores e vendedores da commodity. Os aplicativos e relatórios do Sinap são disponibilizados no site da BBM a todos os agentes da cadeia, os quais podem acessá-los diariamente.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa