Aconteceu esta semana o 1º Workshop de Inovação Financeira no Agronegócio. O evento, realizado de forma online, é uma iniciativa da Secretaria de Política Agrícola Adjunta (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com parceria da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) e tem como objetivo proporcionar um espaço de exposição de serviços financeiros inovadores para o setor agropecuário.
Durante toda quarta-feira (16), o Workshop reuniu diferentes empresas e entidades que estão focadas em modernizar o agronegócio brasileiro visando em ferramentas que facilitam a tomada de crédito e otimizam os processos. Foram quase 10 horas de evento e de muita troca de conhecimento. A ideia é dar continuidade à discussão em futuros eventos visando em conectar o agro com o mundo financeiro.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias participou de um painel na parte da tarde destacando alguns dos seus mais de 10 serviços disponíveis ao mercado. O diretor-geral da Bolsa, Cesar Henrique Bernardes Costa, ressaltou a atuação e a tradição da entidade no agronegócio nacional e falou da importância da Câmara Arbitral da BBM que, em quase 20 anos de atuação, foi responsável por solucionar 100% dos casos levados até ela envolvendo produtores e compradores, de forma rápida e eficaz.
Na apresentação da Bolsa Brasileira, que dividiu painel com a Embrapa e outras empresas, o dirigente também destacou o recém-lançado BolsaAgro Seguros Agrícolas e o já consolidado BolsaAgro CPR, serviço desenvolvido para a emissão eletrônica de Cédula de Produto Rural, que possui link direto com a B3 para registros. A ferramenta pode ser utilizada por produtores rurais, cooperativas, bancos, investidores, indústrias, revendas de produtos agropecuários, traders, cerealistas e demais agentes do agronegócio.
Destaque para o BolsaAgro CPR
“A Bolsa Brasileira de Mercadorias foi chamada para participar por duas razões. A primeira, é porque ela reúne experiência e uma expertise muito grande para conectar o setor agropecuário do lado de dentro da porteira, que já é excelente no país, a esse mundo de fora da porteira. A segunda razão é porque a BBM tem demonstrado inequivocamente essa disposição a realizar essa conexão tão necessária para o desenvolvimento da nossa agropecuária", declarou José Ângelo Mazzillo Junior, Secretário Adjunto da SPA.
O evento foi transmitido pelo Youtube no Canal da Enagro e acompanhando por mais de mil pessoas de diferentes partes do país. A moderação foi feita pelo Secretário Adjunto da SPA. O vídeo completo pode ser acessado aqui.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa