Bolsa Brasileira de Mercadorias vai participar do Conselho Consultivo do Setor Privado do Algodão do ICAC

Será a única organização mundial do setor com representação de todos os setores da cadeia
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
05/04/2022 | 217

Bolsa Brasileira de Mercadorias vai participar do Conselho Consultivo do Setor Privado do Algodão do ICAC

Será a única organização mundial do setor com representação de todos os setores da cadeia
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
05/04/2022 | 217

Recentemente, a Bolsa Brasileira de Mercadorias foi convidada formalmente para participar do Comitê Permanente de Comerciantes e Outras Atividades Ligadas ao Algodão, o PSAC (sigla em inglês para Private Sector Advisory Council). A reunião inaugural ocorreu em março e contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Bolsa Brasileira, João Paulo Lefèvre, e com participantes de diferentes elos da cadeia do algodão de diversas partes do mundo.

 

O objetivo do Conselho Consultivo do Setor Privado é promover a comunicação e as questões da indústria entre o setor privado e os governos membros do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC), consultando o Comitê Permanente do ICAC e interagindo com os governos no Plenário do ICAC e outras reuniões.

 

Quando formado, o Conselho Consultivo do Setor Privado será a única organização específica do algodão no mundo com representação de todos os setores da cadeia de valor do algodão na mesma plataforma. O ICAC tem hoje mais de 100 organizações que envolvem comerciantes, produtores, tecelagens, fabricantes de máquinas, marcas, varejistas e outras atividades, contando com 33 membros individuais.

 

O convite representa um reconhecimento internacional à relevância da Bolsa Brasileira de Mercadorias na cotonicultura mundial. A Bolsa tem tradição no mercado do algodão e conta com mais de 40 corretoras de mercadorias especializadas no setor nas principais regiões produtoras da cultura, sendo elas, responsáveis por negociar mais da metade do volume da pluma produzida no Brasil.

 

Essa tradição também tornou a BBM  membro do Acordo Universal de Padronização do Algodão organizado pelo USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no ano de 2020. Com isso, o nome da BBM passou a ser levado para laboratórios em todos os cantos do mundo nas caixas de Classificação do Algodão do USDA, juntamente com os outros signatários no rótulo das caixas Padrões Universais de Algodão, uma referência mundial na cadeia da fibra natural.

 

Além disso, a BBM oferece ao mercado levantamentos diários sobre a comercialização do algodão em pluma no mercado físico e para entrega futura dentro do Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap), e cotações diárias do algodão em pluma que servem como referência ao mercado algodoeiro, assim como o amparo da já consolidada Câmara Arbitral.

 

Confira o PSAC Invite Presentation na íntegra

 

Últimos Posts

Aviso
Nosso telefone para atendimento/suporte mudou para (11) 3181-8991