A arbitragem na resolução de conflitos com negócios de algodão ganhou destaque durante o cronograma da primeira turma da Brazilian Cotton School que acontecem agora em São Paulo, capital, em sua segunda etapa. Quem falou sobre o tema foi a gerente Jurídica da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Cíntia Nogueira, acompanhada pelo presidente do Conselho de Administração da Bolsa, João Paulo Lefèvre, e por Grégoire Nègre, merchant Trader da Ecom Trading. “Conduzimos conversas enriquecedoras com os alunos sobre os contratos de compra e venda de algodão em pluma e sobre a resolução de conflitos nesse mercado através da Arbitragem na Câmara Arbitral da BBM e ICA – International Cotton Association”, declarou a gerente Jurídica da BBM, Cíntia Nogueira.
A Câmara Arbitral, da Bolsa Brasileira de Mercadorias, amparada na Lei da Arbitragem 9.307-1996, foi instituída com o objetivo de auxiliar no cumprimento dos negócios do agronegócio brasileiro e licitações. Dessa forma, ao invés de enfrentar a morosidade da justiça em caso de controvérsias contratuais, é possível acionar a Câmara Arbitral. Em seus mais de 10 anos de atuação no mercado, a Câmara da BBM conseguir dirimir 100% dos conflitos apresentados ao seu corpo de árbitros.
Saiba mais: www.camaraarbitralbbm.com.br
As aulas da primeira turma da Brazilian Cotton School, que iniciaram na capital federal, seguem até o próximo fim de semana. Além das aulas presenciais em Brasília e São Paulo (SP), o cronograma inclui ainda visitas a fazendas produtoras, ao Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) e ao Porto de Santos para que os alunos possam ter ampla noção de toda cadeia que envolve a pluma a natural. A iniciativa é uma parceria entre a BBM, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
A BBM tem importante participação na cotonicultura brasileira, comercializando expressivo volume da pluma natural do país. A entidade também disponibiliza ao mercado o Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap), com dados confiáveis sobre o setor. Além da Brazilian Cotton School, a Bolsa também é parceira e apoiadora da campanha Sou de Algodão da Abrapa, e conta com a Junta de Corretores de Algodão.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa