A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou esta semana o Aviso de Leilão nº 28/2023 do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro), referente à venda de borracha cultivada. O preço mínimo da borracha natural cultivada é R$ 4,46 por quilograma de coágulo virgem a granel com 53% de teor de borracha seca.
A negociação envolve produtos oriundos de agricultores e cooperativas sediadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais Paraná, São Paulo e Tocantins e refere-se à produção, venda e escoamento de mais de 30 mil toneladas de borracha natural da safra 2022/2023.
O leilão está marcado para a próxima segunda-feira (19), às 9h (horário de Brasília), e poderá ser operado pelas corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), sendo a maior rede de corretoras de mercadorias do país. Para participar do leilão, o produtor precisa estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), e no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).
A Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Abapor) recomenda que os cadastros e a contratação da corretora estejam prontos até ao menos dois dias úteis antes da realização do leilão. Confira o Aviso na íntegra
Do Prêmio Equalizador
Entende-se por Prêmio Equalizador o valor máximo que o Governo Federal pagará ao arrematante que realizar a venda e comprovar o escoamento do seu produto, para fins de recebimento do Preço Mínimo fixado pelo Governo Federal, nas condições estabelecidas no Aviso.
Borracha no Brasil
A borracha provém de uma árvore nativa da Amazônia, chamada de seringueira, porém, atualmente, o seu maior polo de produção fica no estado de São Paulo, que detém mais de 60% da produção nacional. No ano passado, o estado registrou uma produção de 145 mil toneladas de borracha, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa