Nesta quinta-feira (26) ocorre mais um leilão de borracha natural por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor rural e/ou sua cooperativa (Pepro). O leilão é realizado por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e conta com a participação das corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM). No último leilão de borracha da Companhia, realizado na semana passada, as corretoras de mercadorias associadas à BBM arremataram 57% do total ofertado, que era de 1.387 toneladas em uma disputa que contou com nove lotes.
O leilão da próxima quinta tem foco em produtores independentes e cooperativas sediadas sediados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins pela produção, venda e escoamento de 7.060 toneladas de borracha natural, safra 2023/2024. Confira o Aviso de Pepro Borracha nº 102/2023
Segundo o edital, entende-se por produtor independente, o produtor (pessoa física ou jurídica), que não exerça cumulativamente as atividades agrícola e industrial de beneficiamento de borracha natural. O edital também destaca que o participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a produção, a venda/escoamento da borracha natural para o beneficiador ou comerciante. O objetivo da operação é garantir a manutenção dos preços de referência do produto e cumprir a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do Governo Federal.
Nesta segunda-feira, a estatal realizou também um leilão para contratação de serviço de frete de cestas de alimentos. O objetivo do leilão é a remoção de 52 toneladas de alimentos, localizados em Porto Velho (RO).
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa