A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está se preparando para os primeiros leilões do ano. Na quinta-feira, 1º de fevereiro, a companhia fará um leilão de compra de sacaria de polipropileno, às 9h. A intenção é adquirir 79 mil unidades de sacaria na operação que ocorre de forma totalmente eletrônica. O leilão está dividido em cinco lotes e as sacarias terão como destino os estados do Alagoas e da Paraíba.
A compra envolve a aquisição de sacarias de polipropileno convencionais, sem lâmina, novas e na cor branca, com peso mínimo de 100 gramas por unidade e capacidade para acondicionar 60 kg de grãos (milho, arroz ou feijão). O leilão atende ao Artigo 5° da Lei n° 14.293, de 4 de janeiro de 2022, e à Portaria Interministerial MDA/MAPA/MF n° 01, de 23 de março de 2023. As sacarias deverão ser acondicionadas em fardos de quinhentas unidades, com capa de proteção e cintadas.
Acesse aqui o Aviso de Leilão de Compras nº 1 de 2024
Leilão para contratação de frete
Já na outra quinta-feira, dia 8 de fevereiro, a Conab realiza um leilão para contratação de serviço de transporte para remoção de 9,2 mil toneladas de milho. O produto está vinculado aos estoques públicos do governo federal. Poderão participar do pregão empresas que, comprovadamente, tenham atividade econômica principal compatível com o serviço a ser realizado. A comprovação da Atividade Econômica principal se dará por meio de consulta ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e/ou pelo Cartão de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Para a atividade 5250-8/05 é necessário estar inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
O edital conta com seis lotes e os grãos devem ser transportados a granel a partir de Bom Jesus de Goiás (GO) e de Castelândia (GO) até os municípios de Oeiras (PI), Picos e Teresina (PI), Monteiro (PB), João Pessoa (PB), Goiânia (GO) e Brasília (DF).
Confira aqui o Aviso de Frete de Milho n.º 002/2024
A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) possui a mais rede de corretoras do país com tradição nos leilões da Conab e está apta a operar os dois leilões, ambos exigem inscrição junto à uma Bolsa de Mercadorias e ao Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab, além de situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), na Fazenda Federal e na Seguridade Social, entre outras exigências previstas no edital. Cadastre-se no Sican
Aos interessados
Através do sistema de Identificação de Duplicidade de Notas Fiscais Externo (IDNF), a Conab agilizará o processo de pagamento das subvenções e ainda haverá economia de recursos por parte dos arrematantes do prêmio, tendo em vista que é dispensado o envio das notas fiscais em papel que já foram transmitidas por meio do sistema IDNF Externo, confira AQUI o guia com as instruções.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa