A Corretora Renato Agronegócios, associada à Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), arrematou 8.100 toneladas de milho para venda ao Governo, através do leilão de Compra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizado na última quinta-feira (3). “Conseguimos arrematar um lote em Minas Gerais e todos os lotes do Rio Grande do Sul, demonstrando a força da corretora no mercado de milho no estado gaúcho, onde atua há mais de 40 anos”, declarou Christiano Erhart, sócio da corretora e vice-presidente do Conselho da BBM.
No leilão da última semana, a Conab lançou os preços de abertura acima dos valores praticados no mercado interno, com isso, atraiu um número maior de vendedores do que o normal, acarretando e uma maior disputa e redução dos preços para a média do mercado. A redução dos preços foi em média de 5% a menos para os valores de abertura. Segundo Erhart, a modalidade de leilões em bolsa de mercadorias, sempre ajusta os preços conforme a realidade do mercado, trazendo um preço justo para as commodities transacionadas neste ambiente. “A modalidade de leilões em Bolsa tem como marca ajustar os preços conforme a realidade do mercado, trazendo um preço justo para as commodities transacionadas neste ambiente”, destacou.
O leilão teve como objetivo adquirir 38 mil toneladas de milho para o abastecimento dos estoques públicos. Além de MG e RS, estiveram contemplados os estados de Distrito Federal e Goiás, sendo 30 mil toneladas somente para o estado de Minas. O milho adquirido no leilão visa promover o Programa de venda em Balcão (Provb) da companhia.
Programa de Venda em Balcão (ProVB)
O Programa de Venda em Balcão tem por objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local. Constitui-se em um canal de grande apelo social para o escoamento e a venda dos estoques públicos, propiciando a democratização do processo de comercialização de produtos do Governo Federal.
O Programa estabelece condições de igualdade e oportunidades, visto que os grandes compradores são assistidos pelos leilões públicos realizados por meio de Bolsas de Mercadorias, que se caracterizam por volumes maiores de compra e inviabilizam a participação dos pequenos criadores.
Com o ProVB, o setor público tem assegurado suprimento regular de insumos a inúmeras propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento de um dos mais representativos segmentos da economia nacional. Desta forma, induz a geração de renda e empregos, sobretudo nas áreas rurais mais necessitadas, beneficiando, também, de forma significativa, o criador vinculado à agricultura familiar.
Nesse sentido, o ProVB cumpre o objetivo de facilitar o acesso ao principal insumo para alimentação animal e promover a inclusão social de criadores de pequeno porte em muitas regiões brasileiras, contribuindo, assim, para o fortalecimento da atividade, para a geração de renda e empregos, e para a inibição do êxodo populacional para os grandes centros urbanos.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa