As corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) estão se preparando para participar dos leilões de trigo anunciados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os editais recém-divulgados contemplam um aviso de leilão pelo Prêmio para o Escoamento de Produto (Pep) para de trigo em grãos e, outro, pelo Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e/ou sua cooperativa, também de trigo em grãos. Ambos ocorrem no dia 31 de outubro.
A BBM possui a maior rede de corretoras de mercadorias do país, com mais de 130 corretoras associadas atuantes em diferentes regiões do país e com ampla experiência na operação de leilões da estatal, oferecendo as melhores condições de negócios para produtores, cooperativas, comerciantes e indústrias de moagem. Entre as vantagens de operar com as corretoras da BBM, destacam-se: a assessoria nos cadastramentos dos agentes interessados, a ampla expertise no mercado de grãos, a transparência no processo de arremate e o suporte especializado para garantir a segurança e o melhor negócio. Conheça as nossas corretoras
Os leilões contemplam o escoamento de 154.800 toneladas de trigo cada, safra 2023/2024, produzido nos estados da Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O edital entende por produtor independente, o agricultor - pessoa física ou jurídica - que não exerça cumulativamente as atividades agrícola e industrial de moagem de trigo em grãos e considera escoado o produto vendido para indústria moageira ou comerciante de cereais.
Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou a subvenção de R$ 400 milhões do governo federal para os leilões de Pepo e Pepro de trigo, anunciando a realização de leilões semanais até o 15 de dezembro deste ano para a aplicação dos valores. A BBM participou virtualmente do encontro.
Os avisos destacam que o participante do leilão, seja produtor rural ou cooperativa, deverá, obrigatoriamente, comprovar a sua produção, a venda e o escoamento do produto in natura ou processado para fora dos estados de origem da produção.
Confira aqui o Aviso de Pepro nº 103/2023
Confira aqui o Aviso de Pep nº 104/2023
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa