A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou recentemente, depois de seis anos, dois leilões pelo Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), para venda de borracha cultivada proveniente da safra 2022/2023. No último leilão, realizado este mês, as corretoras associadas à Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) levaram 70% do total do volume negociado, que foi superior a 12 mil toneladas. Somando os dois leilões de borracha da Conab, a participação das corretoras da BBM ficou próxima dos 40%, com quase 20 mil toneladas negociadas, enquanto outras bolsas, juntas, negociaram cerca de 2% do total colocado em oferta.
As operações envolveram mais de 1,5 mil produtores e mais de 2 mil Documentos Comprobatórios (DCOs) emitidos. A Medida Provisória (MP) que autorizada os leilões de borracha vigorou até o dia 30 de junho. Além dos leilões de borracha, as corretoras associadas à BBM também participam de outros leilões da Companhia há mais de duas décadas.
Pepro
O chamado Prêmio Equalizador Pago ao Produtor corresponde ao valor máximo que o governo federal deve pagar ao arrematante que realizar a venda e comprovar o escoamento do seu produto, para fins de recebimento do preço mínimo fixado pelo governo federal.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa