CPR garante crédito ao agro mesmo em cenário de instabilidade

A BBM participa do mercado de CPR com registro e emissão do título
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
04/12/2024 | 197

CPR garante crédito ao agro mesmo em cenário de instabilidade

A BBM participa do mercado de CPR com registro e emissão do título
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
04/12/2024 | 197

De acordo com dados de novembro do Serasa Experian, no segundo trimestre deste ano, a inadimplência alcançou 7,4% da população rural (pessoa física) no Brasil, atingindo principalmente os grandes produtores. O índice teve uma leve alta de 0,3 pontos percentuais na comparação com o trimestre anterior. Para head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, o quadro pode ser representado como relativamente positivo, pois a variação trimestral foi muito baixa. Na mesma linha, Carlos Widonsck, gerente de Relações com o Mercado na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), acredita que esses números não devem tirar o sono de quem financia o setor. “O segmento agropecuário, como sabemos, é cíclico, mas é confiável e tem condições de passar por um rearranjo em termos de compliance, monetização e fortalecimento de caixa”, acredita Widonsck. 

 

A justificativa dessa confiança vem, em parte, dos instrumentos de crédito disponíveis para o agricultor, como a Cédula de Produto Rural (CPR), amplamente difundida no agro e que representando o pagamento futuro de investimentos na safra sem que se coloque em risco as garantias atreladas ao título. Segundo cálculos divulgados recentemente no Conacredi Agro 2024, realizado em São Paulo, capital, há mais de R$ 200 bilhões no agro que precisam ser financiados pelo setor privado. “Ou seja, há um grande potencial para o mercado financeiro e tudo nasce da CPR, um instrumento relativamente simples que pode fazer uma diferença enorme em termos de retorno”, pontua o especialista.

 

A BBM participa do mercado de CPR ativamente fornecendo a produtores e investidores uma plataforma digital de registro do título em entidade credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), ajudando o produtor e o financiador na tomada de decisão. Para utilizar os serviços da BBM, não há custo de mensalidade, há somente o valor fixo para o registro e uma taxa de custódia cobrada pelas próprias entidades. Não há nenhuma cobrança adicional também para baixa de CPR, endosso, nem outros gastos previstos. Além disso, como a BBM possui um link direto com as instituições autorizadas, o tempo de resposta para registro da CPR, é muito rápido.

 

Cenário para CPR

 

Até agosto deste ano, a B3 – Brasil, Bolsa e Balcão -, registrou mais de 167 mil CPR’s. Até julho, o estoque de CPR's do país atingiu R$ 316 bilhões, 42% a mais do que no ano anterior, e expectativa do mercado é que o uso de CPR cresça ainda mais em 2025. “O produtor precisa ter em mente que ele é um empresário rural e não focar somente nos tratos da lavoura, mas também na saúde financeira do seu negócio, porque isso faz parte do escopo do trabalho do homem do campo”, finaliza Widonsck.

 

Conheça a Plataforma de Registro de CPR da BBM

Últimos Posts

Aviso
Nosso telefone para atendimento/suporte mudou para (11) 3181-8991