Entidades farão ato durante a Expointer para contribuir com a armazenagem de grãos no RS

BBM participará do ato
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
30/08/2023 | 219

Entidades farão ato durante a Expointer para contribuir com a armazenagem de grãos no RS

BBM participará do ato
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
30/08/2023 | 219

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) está organizando um Ato de Lançamento da Ação para Credenciamento de Agentes Armazenadores para Operação de Estoques Públicos no Rio Grande do Sul, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de sua Superintendência Regional do RS, com apoio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O ato ocorre na próxima sexta-feira, 1º de setembro, às 19h30, na Casa do Irga dentro do Parque Assis Brasil em Esteio, onde acontece a 46ª edição da Expointer até o dia 3 de setembro. 

 


Este ato marca a retomada da Conab aqui no estado. Através de uma boa rede de armazenagem, o governo federal terá condições de refazer os estoques públicos de grãos, fator muito importante para a segurança alimentar de um país, afinal, estes estoques garantem à Conab condições de intervir no mercado através de suas ferramentas de politicas agrícolas", declarou o vice-presidente da BBM, Christiano Erhart. "Um país de dimensões continentais sem esses estoques públicos, torna-se muito suscetível às intempéries do mercado", argumentou Erhart. 

 

A BBM, desde sua fundação há mais de 20 anos, sempre se apresentou como uma grande parceira da Conab. "Através da nossa rede de mais de 140 corretoras de mercadorias, queremos divulgar essa iniciativa e também dar aos produtores e cooperativas o acesso aos recursos para garantir tranquilidade e renda àqueles que produzem alimentos", finalizou o dirigente.

 

O cenário da armazenagem de grãos no país


A colheita no Brasil na safra de verão 2022/2023 supera a capacidade total de armazenagem, o que acende alerta para o histórico déficit de silos no país. No início do ano, a Conab projetou que o Brasil colheria um total de 189,5 milhões de toneladas apenas dos principais produtos na primeira safra (soja, milho e arroz), enquanto a capacidade total de armazenagem do país é de 187,9 milhões de toneladas, o que traz à tona os gargalos brasileiros de logísticos e infraestrutura. Atualmente, existem 42 armazéns credenciados pela Conab, sendo 12 no Rio Grande do Sul. Quando o governo possuía estoques públicos de grãos, eram 60 armazéns somente no estado gaúcho.
 


A Conab é responsável pela assinatura de Contratos de Depósitos para armazenadores que pretendem atuar na prestação de serviços de armazenagem de produtos agropecuários do Governo Federal e, segundo a entidade, existe uma grande expectativa de intervenção governamental em função da conjuntura de mercado para alguns produtos, em determinadas Unidades da Federação, entre elas, o Rio Grande do Sul. Tendo em vista a previsão de formação de estoques no presente exercício, acredita-se que seja necessário um incremento significativo da capacidade estática da rede armazenadora privada credenciada à Conab no estado gaúcho. A rede armazenadora do estado é uma das convidadas a participar do ato na Casa do Irga, que tem como objetivo principal a promoção do incremento da Rede Armazenadora credenciada. 

 

Troféu "O Touro"


Durante o ato, o presidente da Conab, Edgar Pretto, deve receber da BBM o tradicional troféu “O Touro”, como forma de reconhecimento a personalidades que se destacam no segmento do agronegócio. O troféu, feito em bronze florentino, de autoria do artista plástico Ronan Wittée, é uma réplica, em miniatura, do original que se encontra no hall de entrada do Edifício-Sede da BBM, em Porto Alegre.

 

Últimos Posts

Aviso
Nosso telefone para atendimento/suporte mudou para (11) 3181-8991