Compras na Bolsa é um sistema moderno de pregão reverso desenvolvido pela Bolsa Brasileira de Mercadorias especialmente para o setor privado. O novo site do serviço pode ser acessado através do link www.comprasnabolsa.com.br. Na página, constam todas as funcionalidades e informações da ferramenta. Por meio da plataforma, empresas podem realizar compras de bens e serviços pelo menor preço com total segurança.
Com o Compras na Bolsa, as próprias empresas definem as condições da compra, como itens, preços máximos de aceitação, condições de entrega, pagamento, prazos e outras informações. A Bolsa auxilia os compradores na formatação dos editais de compra. Os editais publicados na plataforma pelos compradores são divulgados nacionalmente e as corretoras de mercadorias associadas buscam fornecedores, ampliando assim, sua rede de negócios.
Pedro Albuquerque, da Platinum Corretora do Rio de Janeiro, conseguiu perceber a necessidade do mercado por uma ferramenta como o Compras na Bolsa e acredita que o sistema traz mais transparência ao setor privado. “O setor de compras é uma área que afeta diretamente os resultados de uma empresa. É uma simplificação de processos e de compliance. Se uma empresa compra bem, ela consegue ter resultados melhores”, argumenta.
Além da transparência, Albuquerque cita ainda outro fator importante. “Através do sistema, a empresa consegue obter uma grande economia sem gerar um desgaste na área de suprimentos e um desgaste entre comprador e fornecedor”, completa.
Na fase do pregão, o comprador coordena as negociações e os fornecedores participam da disputa, com o objetivo de buscar o menor preço. A identidade do participante é preservada e um dos grandes diferenciais facilitadores do processo é que o contrato de fornecimento de bens e serviços será assinado digitalmente após fechamento do negócio.
Os contratos têm registro na Bolsa e contam com o amparo da Câmara Arbitral caso surja algum conflito entre a partes. A utilização da plataforma é gratuita ao comprador e o fornecedor vencedor assume um custo correspondente a 1,5% do valor fechado no negócio.
Com mais de 60 mil compradores cadastrados e 140 corretoras associadas, a Bolsa Brasileira de Mercadorias é considerada a maior rede de corretoras do país.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa