O Sinag - Sistema de Registro de Negócios Agrícolas - serviço oferecido pela Bolsa Brasileira de Mercadorias, está de cara nova para oferecer mais segurança, transparência e respaldo jurídico em negócios agrícolas, quesitos fundamentais, especialmente, em períodos de oscilações nos preços das commodities e dos insumos.
A Cerrado, corretora associada à Bolsa Brasileira de Mercadorias, utiliza o Sinag com frequência para registro de contratos de compra e venda de diferentes culturas, principalmente, para os mercados de farelo de soja e milho, com uma média de 250 toneladas destas culturas registradas mensalmente. Já para a comercialização de algodão e matérias-primas oriundas da cotonicultura, a BBM fornece o Sinap, sistema específico para este mercado.
Segundo avaliação da Cerrado Corretora, as principais vantagens do serviço junto às partes envolvidas na operação, incluem o fornecimento de um ambiente com mais segurança e transparência ao processo firmado em contrato. "Acho o sistema uma ótima ferramenta para auxiliar o processo de venda e gerar mais credibilidade e segurança a operação", relatou Luiz Brito, sócio da Cerrado Corretora.
As operações realizadas no Sinag também contam com o amparo jurídico da Bolsa. "Além da segurança, nós recomendamos o registro das operações junto ao Sinag pela agilidade em sanar qualquer desacordo que possa surgir, através da atuação da Câmara Arbitral", complementou o corretor. Para cada operação registrada, é emitido um comprovante e também é possível emitir contratos digitais a partir dos registros realizados.
O Sinag foi criado pensado em valorizar o mercado físico em geral, com o registro e amparo da Câmara Arbitral e com a possibilidade futura de extração estatística de informações quando o volume for considerável. "A plataforma conta com tecnologia de ponta, dentro dela é possível que a corretora acompanhe as cotações e notícias da Bolsa em tempo real, além de ter um dashboard sobre suas operações", declarou Edson Felix, gerente de Operações da Bolsa.
Conforme gráfico abaixo, no primeiro mês de atualização do sistema, o Sinag já constatou registros para as culturas do arroz, café, caroço de algodão, milho e soja.
Fonte: Sinag
SINAG - Sistema de Registro de Negócios Agrícolas
A segurança do negócio é prioridade
A Bolsa Brasileira de Mercadorias disponibiliza ao mercado o Sistema de Registros de Negócios com Produtos de Origem Agrícola - SINAG com o objetivo dar mais segurança operacional aos vendedores e compradores.
Todos os negócios com produtos de origem agrícola, formalizados por meio de contrato de compra e venda em operações a vista, a prazo ou a termo, intermediados por Corretoras associadas, podem ser registrados na Bolsa.
O registro do negócio na Bolsa dá mais segurança às partes contratantes. A Câmara Arbitral da Bolsa pode ser acionada para dirimir eventuais pendências. São passíveis de registro na Bolsa os negócios com arroz, café, carvão, feijão, etanol anidro ou hidratado, madeira, milho, soja, sorgo, trigo e outros.
Para os registros com Algodão em Pluma consulte o "SINAP - Algodão"
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa