Plataforma de Registro de CPR da BBM ganha novas funcionalidades

Todas as etapas do processo de emissão de CPR são contempladas na ferramente
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
04/04/2023 | 556

Plataforma de Registro de CPR da BBM ganha novas funcionalidades

Todas as etapas do processo de emissão de CPR são contempladas na ferramente
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
04/04/2023 | 556

A plataforma da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) destinada ao registro de Cédula de Produto Rural (CPR), acaba de passar por uma reformulação. Agora, além da emissão digital de um dos títulos mais importantes para o financiamento do agronegócio, que é a CPR, do serviço para registro de garantias em cartório e do registro do título em entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), a plataforma da Bolsa também oferece aos usuários funcionalidades como acesso à cobrança, auditoria, baixas, publicidade, registro fácil (via integração), e outras funcionalidades que seguem sendo fornecidas, como o monitoramento de safra e a negociação da mesma. Acesse aqui 

 

As mudanças visam, além de modernizar as operações, expor toda esteira de serviços relacionados ao registro de CPR de forma mais intuitiva e direta, inclusive, disponibilizando aos agentes das operações, a opção de cotação do financiamento agrícola ao produtor rural. “Usamos a tecnologia para descomplicar as questões técnicas e burocráticas encontradas pelos produtores rurais, financiadores e terceiros no processo de registro de suas CPRs. Sabemos o quanto o setor é essencial para o crescimento e a economia do Brasil e, por isso, focamos em tornar a nossa plataforma de Registro de CPR um ‘estradão simples e eficaz’ para o usuário chegar com mais tranquilidade ao seu destino”, declarou Edson Felix, Gerente de Operações da BBM.

 

A emissão de CPR em formato digital passou a ser uma realidade com a chegada da Lei do Agro (nº 13.986/20), em janeiro de 2021, e hoje, todas as CPRs com valores acima dos R$ 50 mil precisam ser registradas em uma entidade certificadora regulada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), junto a isso, a adequação do instrumento ao formato digital é essencial. Felix ressaltou que aceleração no uso da tecnologia gerada durante a pandemia promoveu uma corrida pela digitalização em diversos setores, incluindo o agronegócio. “Hoje nós dispomos de todas as soluções de registro de CPR diretamente no Portal de Registro e todas elas podem ser acessadas a distância de forma rápida e fácil”, afirmou.

 

O serviço da BBM permite ainda que seja possível consultar o nível de comprometimento de produtores rurais em todo território nacional, o que está garantido em uma regulamentação da Resolução BCB nº 52, que dá transparência a uma série de informações das CPRs registradas em ambiente de registradora central como, por exemplo, a qualificação do emissor, a forma e condições de liquidação, quantidades e especificações, garantias e critérios de cálculo do valor de liquidação da cédula, promovendo mais segurança nas negociações dentro da plataforma.

 

Vamos falar de CPR? Clique AQUI e tire suas dúvidas para adesão simples!
 

Últimos Posts

Aviso
Nosso telefone para atendimento/suporte mudou para (11) 3181-8991