Na última quinta-feira (22), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou o 2º Levantamento de Safra 2019/2020 de cana-de-açúcar. O evento, que aconteceu em Brasília, teve transmissão ao vivo na Superintendência da Companhia em São Paulo. O encontro na Capital paulista, também apresentou informações pertinentes à agricultura brasileira, como o papel da Conab no setor e os dados estatísticos da Companhia.
De acordo com o levantamento da Conab para o setor sucroalcooleiro, este ano o Brasil deverá produzir 30,3 bilhões de litros de etanol da cana-de-açúcar e mais 1,35 bilhão de litros a partir do milho, o que dá um total de 31,6 bilhões de litros. O Estado de São Paulo é responsável por mais de 60% da produção de cana no país.
Já nos subprodutos gerados a partir da cana-de-açúcar, o etanol anidro deve chegar a 10,5 bilhões de litros, ou seja, 12,6% a mais que em 2018/19. Este composto é utilizado na mistura com a gasolina. Já no caso do hidratado, a tendência é uma queda de 14,1%, em relação à safra passada, chegando a 19,8 bilhões de litros.
A produção de açúcar, por sua vez, deverá atingir 31,8 milhões de toneladas, um crescimento de 9,5% enquanto, no plantio da cana, o estudo aponta um acréscimo de 0,3% na produção em relação à safra passada, chegando a 622,3 milhões de toneladas. A área colhida deverá ter uma queda de 2,4%, estimada em 8,38 milhões de hectares. O próximo relatório será divulgado em dezembro.
A Bolsa Brasileira de Mercadorias esteve presente no evento. A Conab e a BBM realizam em uma parceria, os chamados leilões de Pep e Pepro e leilões de opção para escoamento de grãos dos estoques públicos do governo federal. “A Conab vai continuar contando com essa parceria importante, é um chamamento para continuarmos juntos nesse cenário de uma nova e futura agricultura, pois sempre foi imprescindível a Bolsa estar junto com a gente”, destacou o presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior.
Ouça o recado do Newton Araújo Silva Júnior, presidente da Conab, sobre a parceria da Companhia com a Bolsa Brasileira de Mercadorias:
A Bolsa Brasileira de Mercadorias
Introdução e Resumo da Política de Privacidade da Bolsa